Zé Cafofinho e Suas Correntes (2005 – Um pe na meia, outro de fora)

março 2, 2010 at 2:15 pm Deixe um comentário

UM PÉ NA MEIA, OUTRO DE FORA.

H á cerca de dez anos ele participa ativamente da cena musical pernambucana. Estreou à frente da banda Songo, como compositor, vocalista e instrumentista, e integra hoje projetos paralelos como a Variant, uma releitura de ska, e Versos, vialejos e quebranguladas, do tocador de realejo Gaspar Andrade. Agora, o compositor, cantor e multiinstrumentista Tiago Andrade, 29 anos, apresenta seu novo trabalho: Zé Cafofinho – um pé na meia, outro de fora (independente), o primeiro disco-solo de sua carreira. 

Zé Cafofinho, apelido dado pelo eterno parceiro Rapha B. (baterista da Variant e da Bonsucesso Samba Clube), é o nome artístico adotado por ele desde o ano passado e resume um pouco do espírito do novo CD; do próprio artista. O codinome, na verdade, vem para batizar a nova fase de sua trajetória: mais amadurecida; tanto na criação de suas composições, que permeiam todas as faixas deste disco, quanto na qualidade inventiva de arranjador e instrumentista que tem na rabeca, na viola de arco e no bandolim seus principais recursos de expressão.

São 13 músicas, a maioria com letras e melodias do próprio Zé Cafofinho. O disco dispensa rotulações, e reflete a própria trajetória do músico. Tem um pouquinho de cada fase, sem ser necessariamente nenhuma delas: vai do balanço do samba de gafieira ao “jazz de churrascaria”, do ska ao sambinha de mesa de bar. Tudo isso incrementado pelo som melódico da viola de arco e do bandolim. O resultado dessa composição dá identidade ao disco, permeando tanto letras que remetem à boemia, à malandragem e à cachaça, quanto ao amor, à lembrança e às paisagens do morro da periferia.

O CD traz parcerias com músicos pernambucanos como Bactéria (Mundo Livre e Variant), China (Del Rey), João Carlos (Orquestra Sinfônica do Recife), Hugo Gila (Variant e Academia da Berlinda) e integrantes da Mombojó (Chiquinho e Marcelo Machado), com os quais Zé Cafofinho convive faz tempo. Há ainda participações de nomes como Pupilo (Nação Zumbi), que assina mixagem e bateria de algumas músicas, e Berna Vieira (Bonsucesso Samba Clube e Estúdio Batuka), responsável pela gravação e mixagem de algumas faixas.

Completam o time os músicos Cláudio Negão (sete cordas e baixo), que já tocou com gente como Elza Soares, Seu Jorge e Antônio Carlos Nóbrega e integra o Sexteto Capibaribe, do maestro Marcos César; Felipe Gomes (banjo e cavaco), do Sexteto Capibaribe, que já dividiu o palco com a sambista Tereza Cristina e a pianista Ana Fridman; e Márcio Oliveira (trompete), da Orquestra Popular do Recife, do maestro Ademir Araújo, e do Coral Edgar Morais. O trio foi não só responsável por ajudar a conceber os arranjos desse disco, como integram a banda que acompanha Zé Cafofinho. O grupo conta ainda com Márcio Silva (bateria) e Gustavo Joe (sintetizador). 

Download
Anúncios

Entry filed under: Zé Cafofinho e Suas Correntes.

Graveola e o lixo polifonico (2010 – Um e Meio) Sandália de Prata (2009 – Samba Pesado)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


DNA – DISCOTECA NACIONAL

Este blog nasceu no ano de 2008 e tem como principal existência, difundir a música brasileira de qualidade, seja através de bandas ou DJs.
A prioridade do blog é a difusão de trabalhos independentes. Sabemos que existem blogs que não agem da mesma forma, portanto, se alguém se sentir ofendido ou prejudicado com o conteúdo de alguma postagem, avise-nos por e-mail para que ela seja retirada imediatamente

============================
P.S. O site WORDPRESS não hospeda arquivos de música e os links aqui postados têm prazo de validade limitado. ============================
Administração e conteúdo por Juniani Marzani - DJ 440

Contato: discotecanacional@gmail.com

Categorias

Blog Stats

  • 650,693 hits

%d blogueiros gostam disto: