Projeto Atelier do Samba (2010)

maio 6, 2010 at 6:53 pm Deixe um comentário

Além da profunda crise econômica e de credibilidade, a indústria brasileira do disco vive também um nítido período de transição. Fora raras exceções, ninguém mais vende as cifras espantosas que caracterizaram a bolha de consumo dos anos 90, no entanto, cada vez mais vorazes, perdidas na névoa do lucro fácil, ainda continuam criando mecanismos perverso para a alienação musical de várias gerações de jovens. Transformaram axé music, pagode e música sertaneja em hegemonia, sucateando cruelmente seus catálogos e acervos, colocando em prática um projeto de deseducação e de sucateamento cultural. Como parceiros nesse processo, dando suporte de mídia, vemos o baixo nível dos programas de TVs e rádios se tornando os primeiros colocados na barbárie, amplificando o pagode, o forró eletrônico, o sertanejo e o axé ao limite da náusea e da repetição absoluta, desmontando e retalhando, uma a uma, as obras dos grandes, médios e pequenos valores históricos da MPB.
Este cenário, impossibilita o acesso de gerações às obras de mestres como Cartola, Noel Rosa, Donga e de uma das mais importantes vertentes de sambistas do cenário pernambucano como Paulo Perdigão, Jorge Riba e da tão cultuada Dona Selma do Samba com suas mais de quatrocentas composições. De uma outra perspectiva o projeto em pauta apresenta propostas de fortalecimento das identidades culturais e desenvolvimento econômico e social de jovens de baixa renda que vivem a margem do sítio histórico de Olinda.
Dona Selma do Samba, Paulo Perdigão e Jorge Riba, membros da Mesa Autoral de Samba de Pernambuco, ao longo das edições do projeto Atelier do Samba vêm dando sua contribuição, através de suas composições, como referência para formação musical, moral e construção do alto estima desses jovens músicos que compõem o projeto Atelier do Samba. Este será o primeiro registro fonográfico do grupo, que selecionou um repertório especial no intuito de homenagear a Mesa de Samba Autoral de Pernambuco.
Nosso maior objetivo é dar visibilidade ao talento e repertório musical desses jovens, fazendo com que se tornem referência e formadores de opinião nas suas comunidades, disseminando o verdadeiro samba de raiz. O Projeto Atelier do Samba é o suporte necessário para a formação moral e reeducação musical desses jovens que ao longo dos anos vem sendo alvo da mídia suja.
O Atelier do Samba é um projeto de reeducação musical elaborado e executado pelo Atelier Multicultural entidade plural de multiatividades que desenvolve projetos socioculturais a nível local e internacional, visando o desenvolvimento da nossa economia através da difusão dos nossos bens culturais.
Download
Anúncios

Entry filed under: Projeto Atelier do Samba.

Fino Coletivo (2010 – Copacabana) Inquilinus (2010 – Remixado)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


DNA – DISCOTECA NACIONAL

Este blog nasceu no ano de 2008 e tem como principal existência, difundir a música brasileira de qualidade, seja através de bandas ou DJs.
A prioridade do blog é a difusão de trabalhos independentes. Sabemos que existem blogs que não agem da mesma forma, portanto, se alguém se sentir ofendido ou prejudicado com o conteúdo de alguma postagem, avise-nos por e-mail para que ela seja retirada imediatamente

============================
P.S. O site WORDPRESS não hospeda arquivos de música e os links aqui postados têm prazo de validade limitado. ============================
Administração e conteúdo por Juniani Marzani - DJ 440

Contato: discotecanacional@gmail.com

Categorias

Blog Stats

  • 651,224 hits

%d blogueiros gostam disto: