A Filial (2008 – $ 1,99)

setembro 8, 2010 at 4:45 pm 2 comentários

“A Filial faz música para gente que não tem preguiça de degustar, de desenvolver o paladar dos ouvidos, independente do dialeto”, Edu Lopes

A Filial já existia na essência do carioca Edu Lopes antes de virar título de seu projeto musical. Rapaz do skate queria uma desculpa para viajar com os amigos e encontrou na música essa possibilidade de unir o útil ao agradável. Hoje, dez anos depois de fazer barulho com uma fitinha k7, onde registrou beats criados num joguinho de videogame e rimas cantadas num microfone de plástico, o músico tem três discos no currículo – o EP homônimo de 2001, o LP “Quem Menos Tem É Quem Mais Oferece” (Dubas Música, 2006) e “$ 1,99” (Verge Records, 2008), lançado nos Estados Unidos com ótimas críticas da mídia underground americana ao New York Times. Esse disco está sando lançado agora no Brasil.
Na bagagem, o MC e faz-tudo d´A Filial, velho conhecido do hip hop carioca, traz a experiência do saudoso The Funk Fuckers, banda criada em conjunto com BNegão que integrou – assim como Planet Hemp, O Rappa e Black Alien – o núcleo conhecido por um sugestivo apelido, que daria a cara da música produzida nas ruas do Rio de Janeiro nos anos 90: hemp family. Na sequência, outros projetos surgiram despertando um interesse maior pela música brasileira, formando o que seria o projeto-embião d´A Filial, que nasceu alguns anos depois.

Tropeçando em oportunidades e correndo atrás de muitas outras, Edu foi encontrando mais braços para ajudá-lo nessa empreitada sonora. Compositores e multi-instrumentistas como: Ben Lamar (trompete e teclado), Castro (DJ e teclado), Flávio 52 (saxofone, flauta e cavaco) e Rodrigo Pacato (percussão) dão tempero às receitas tupiniquins de Edu, incrementadas com sotaques brasileiros do baião, ciranda e maracatu, de estrangeirismos da América Central, do clássico erudito, do eletrônico europeu, rap, soul, jazz e de tudo o mais que transite entre Antônio Carlos Jobim e A Tribe Called Quest, João Gilberto e Wu-Tan Clan.

No fim deste ano, que está só começando para A Filial, já que o disco “$ 1,99” acaba de ser lançado no Brasil, o projeto foi escalado para o festival Indie Hip Hop, que traz nesta edição o rapper nova-iorquino Mos Def.

Download

Anúncios

Entry filed under: A Filial.

Do Amor (2010 – Do Amor) [Lançamento] A Roda (2010 – La Estructura)

2 Comentários Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


DNA – DISCOTECA NACIONAL

Este blog nasceu no ano de 2008 e tem como principal existência, difundir a música brasileira de qualidade, seja através de bandas ou DJs.
A prioridade do blog é a difusão de trabalhos independentes. Sabemos que existem blogs que não agem da mesma forma, portanto, se alguém se sentir ofendido ou prejudicado com o conteúdo de alguma postagem, avise-nos por e-mail para que ela seja retirada imediatamente

============================
P.S. O site WORDPRESS não hospeda arquivos de música e os links aqui postados têm prazo de validade limitado. ============================
Administração e conteúdo por Juniani Marzani - DJ 440

Contato: discotecanacional@gmail.com

Categorias

Blog Stats

  • 651,038 hits

%d blogueiros gostam disto: