Bixiga 70 (2011)

novembro 25, 2011 at 3:12 pm 1 comentário

A big band Bixiga70 lança seu primeiro disco, homônimo, com co-produção de Victor Rice, em show, no dia 01 de novembro (terça-feira), em uma das ruas mais representativas do bairro no qual o projeto nasceu. A noite também marca a estreia da festa “Baile do Bixiga70”, que será realizada mensalmente em espaço na rua Treze de Maio e integra uma ação de revitalização do bairro do Bixiga, liderada pela banda. “Bixiga70” será disponibilizado na íntegra para download no site da banda e terá versões, com arte esmerada, em vinil e CD, lançadas pelo selo ÁguaForte, de Thiago Cury, especializado em projetos especiais. A faixa “Tema di Malaika” e sua versão dub, produzida por Victor Rice, foram lançadas em edição especial limitada em vinil compacto 7″.

Com capa assinada pelo DJ e artista plástico MZK, o disco, gravado no estúdio Traquitana, traz dez faixas instrumentais, todas composições autorais com exceção de “Desengano da Vista”, música do cultuado percussionista e compositor brasileiro Pedro Santos. A escolha por uma versão de Sorongo (como Santos também é conhecido), que nos anos 60 acompanhou nomes como Baden Powell, Elis Regina, Milton Nascimento, Jacob do Bandolim e Clara Nunes, ilustra a proposta da banda de resgatar sonoridades em arranjos contemporâneos e tropicais. Mixado no estúdio Copan por Victor Rice, o álbum foi masterizado no Red Traxx Music por Filipe Tichauer.

O projeto nasceu da junção de dez músicos conhecidos da cena paulistana que têm em comum trabalhos desenvolvidos no estúdio Traquitana, localizado no número 70 da Rua Treze de Maio, no coração boêmio do centro de São Paulo. Os integrantes do Bixiga70 colaboram com diversas bandas e artistas como Junio Barreto, Rockers Control, Anelis Assumpção, Projeto Coisa Fina, ProjetoNave, Gafieira Nacional, Pipo Pegoraro, Leo Cavalcanti e Otis Trio. Reunidos exploram elementos das músicas brasileira,latina e africana para criar temas dançantes e inspirados.

Considerado por muitos o berço do samba paulistano, o bairro do Bixiga também hospeda e alimenta a imaginação desses dez músicos que buscam estreitar laços entre passado e futuro por meio de uma leitura da música cosmopolita de países como Gana e Nigéria, dos tambores dos terreiros e do samba, da música malinké e de uma atitude despretensiosa e sem limites para o improviso e a dança.

A versatilidade do Bixiga70 conta com riffs suingados da guitarra de Cris Scabello, que há mais de uma década se dedica ao dub; teclados psicodélicos de Maurício Fleury, que pesquisa sonoridades latinas e explora o território eletrônico; ritmos africanos da bateria de Décio 7, além do improviso do quarteto de metais, imerso no universo do jazz e do funk. Além de constituírem o núcleo do projeto, Décio, Scabello e Fleury dividem a produção do disco com Rice. Completam o time, Marcelo Dworecki (baixo), Rômulo Nardes (percussão), Gustavo Cecci (percussão), Cuca Ferreira (sax barítono e flautim), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete).

Dáumload

Entry filed under: Bixiga 70. Tags: .

Comparsas da Vivenda (2011) Parahyba Art Ensemble (2011 – Ao Vivo no Festival MIMO/Olinda)

1 Comentário Add your own

  • 1. Cedric Sagnac  |  dezembro 3, 2011 às 8:35 pm

    Afrobeat com personalidade bem brasileira.

    Fela Kuti curtiu.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


DNA – DISCOTECA NACIONAL

Este blog nasceu no ano de 2008 e tem como principal existência, difundir a música brasileira de qualidade, seja através de bandas ou DJs.
A prioridade do blog é a difusão de trabalhos independentes. Sabemos que existem blogs que não agem da mesma forma, portanto, se alguém se sentir ofendido ou prejudicado com o conteúdo de alguma postagem, avise-nos por e-mail para que ela seja retirada imediatamente

============================
P.S. O site WORDPRESS não hospeda arquivos de música e os links aqui postados têm prazo de validade limitado. ============================
Administração e conteúdo por Juniani Marzani - DJ 440

Contato: discotecanacional@gmail.com

Categorias

Blog Stats

  • 648,856 hits

%d blogueiros gostam disto: